sábado, 16 de novembro de 2013

vandalíssimo

---

sou mais que
tu
sou teu

---

damião pensou em pedir
a maria antônia moreira
que escrevesse pra ele uma carta

de recomendação uma carta ao parlamento
interino
das nações que se reuniria em janeiro
ou depois

damião, entretanto,
acabou recomendado por federico estrela
patrono das arte e saberes
para quem o parlamento
de tempo em tempo
batia palmas

maria antônia moreira ficou sem escrever a carta
mas eis que depois
damião
no parlamento das nação
encontrou joaquina barbosa, sua mais profunda
amante gostosa almagêmea
que ali só estava
porque maria antônia moreira assim
recomendava

---

o ritmo da leitura não é
o ritmo da escrita

escreve-se no ritmo da vida
quando abro a porta e u'a ave voa
quando vejo o cantar das folhas
quanto o vento assobia e chama

o ritmo da escrita não é o ritmo
da leitura
pausada, ouvida
o ritmo do que é lido é o ritmo
da escuta

---

desgraça porca é lavagem

---

nada está
separado
nada
está separado
porque nada
de um ponto
a outro
nada de um ponto a outro
tem entre si um vácuo

nada
neste planeta
está separado
a mais longínqua lonjura
tem com esta terra dura
o vínculo azul do barro

---

essa
obsessão
começa desde o começo
desde o começo quando todo mundo
todo
mundo
quer porque quer saber o tal do sexo
do bebê

---

pra
ia
e
se
foi

---

tudo no mundo
canta

---

o que articula
o que ape'ta segula

[cebolinha em dia de ditado popular]

---

cristo
incompreendido em seu tempo
incompreendido agora

cristo na eternidade
incompreendido

---

- !GOSTA DE DOCE DE BANANA?

- GOSTO.

- PORRA, TEM UMA PAnelona lá em casa e...

---

um estudo em concreto: amor, parte V (de Part Three: Love, da senhorita Emily)

Meu rio flui até ti -
Mar Azul! Posso seguir?
Meu rio permanece no aguardo -
Ó, mar - ouve o que eu falo -
A ti levarei em meus braços
os mais distantes regatos -
Diz - Mar - Diz que sim!

My River runs to thee –
Blue Sea! Wilt welcome me?
My River wait reply –
Oh Sea – look graciously –
I'll fetch thee Brooks
From spotted nooks –
Say –Sea– Take Me!

Meu rio ruma até ti –
Mar Azul! Me aceitas?
Meu rio aguarda resposta
Oh, Mar - ouve a minha proposta–
E eu te trarei os riachos
de recantos afastados–
Responde para mim, oh Mar!, responde: vais me levar? 

[menos que um: exercício de tradução de feriado. Logo menos no blog de tradução. Aqui, respectivamente, minha versão, o original de Emily Dickinson e a tradução de Micheliny Verunschk, quem começou com a brincadeira]

---

um estudo em concreto: amor, parte IV

"o amor é importante, porra!!!"

no asfalto do chão, nos tijolos no reboco da parede, nas pedras argamassas que tapam janelas.

que tapam janelas...

o amor é importante
escrito
em uma janela tapada

não se tapa o sol co'a peneira
nem
o amor com tijolos

o amor é importante, porra
o amor
é um vazamento nas paredes
é vista
respiro
e conexão

o amor é o vínculo do concreto.

Imagem inline 1

---

era facilíssimo amá-la
superlativo que era
eu 
na absoluta presença
dela

---

um estudo em concreto: amor, parte II

"se você jurar
que me tem amor
eu posso me !regenerar!
mas se é para fingir, mulher
a !orgia! assim não vou deixar"

!! para efeito de ênfase. Regenerar. Orgia. Pólos opostos de um mesmo amor, de um mesmo

movimento

amor é movimento

pra fora e
pra dentro.

---

a felicidade está
em saber que um amigo gera
um filho
e em mais tantas outras coisas
que não são comigo
que ouso dizer, novamente
:a felicidade são os outros

---

você tá pensando no que tô
pensando tá percebendo isso
também você tá ouvindo você
presta atenção tanto quanto
eu presto atenção em tudo
você está está também?

---

animais sentem cheiro
de medo
de chuva
de amor animais sentem
cheiro

e nós
animais com medo
de sermos
também animais
chovemos perfume
em nosso

em nosso

---

eu sou uma pessoa muito muito
muito boba
quando atravessam meu coração
com um ferro em brasa
muito muito
muito boba

---

cebolas têm camadas
ogros têm camadas
meu pensamento tem camadas

---

um estudo em concreto: amor, parte I

"nosso amor não fecha pra balanço
não fecha pra descanso
não respeita feriado

o nosso amor
é um nó molhado"

um nó molhado. Conhecimento técnico-instrumental, pragmático, sabedoria popular: um nó molhado segura a amarra bem mais firme, um nó molhado se aperta, as tranças se enrolam se reforçam se enovelam as voltas de nós não se soltam.

---

c
_o
__r
___r
____e
_____r

---

não é difícil
é só
cansativo

---

sabe... esse negócio de viver de poesia, viver de escrever, viver sendo escritor, pagar a conta do mercado com o cheque do editor, essa coisa toda que não existe porque nosso mercado, o editorial, só vende autajuda porque não tem leitor pro que escrevemos; esse lance romântico de ser financiado ter mecenas viver na maciota na caneta, ponto e só, esse negócio sem pé nem cabeça de viver de escrever, acho bom graças a deus que não existe. Porque o poema o texto a história de um bicho isolado é triste, é triste se o poema não sai do poeta no meio da rua, se o escritor não escuta a fala do povo a fala das coisas a fala da luta a fala da fala das palavras todas. Se ele não se envolve, não vai e anda, se é escritor de gabinete prêmios e chás das cinco. Acho muito do bom que um escritor de literatura não se segure só de escritura. Acho bom, muito bom, que além de escrita ele esteja no espaço da escuta, no contato, na permuta, no aprendizado eterno e impagável da estrada.

---

correspondências entre João e Maria

sempre me pareceu, apenas
cartas entre João e Maria
pedaços de letras pelos quais
os dois
os tais
se correspondiam

nunca me passou pela cabeça
que a correspondência
entre João e Maria eram
as coisas todas
nas quais ambos dois
era um só

---

- Cítrico é a puta que te pariu!

- Crítico, cara... eu disse que tu é um bom crítico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário